Comprar um imóvel vai muito além de achar a melhor localização com preço vantajoso. O tipo de imóvel faz toda a diferença para os planos futuros, e não é só uma questão de escolher entre residencial ou comercial.
A lista de oportunidades é extensa: um apartamento compacto, uma casa com quintal, um terreno para construir ou até um galpão comercial são apenas alguns exemplos de possibilidades.
Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de imóveis disponíveis para compra, entender os prós e contras de cada um e poder alinhar sua escolha com o seu perfil e objetivo, seja para morar ou investir.
Como decidir qual tipo de imóvel comprar
Encontrar o tipo de imóvel ideal, para morar ou investir, é uma decisão que impacta o presente e o futuro. Para quem busca a casa própria, o imóvel e o entorno precisam ser avaliados, inclusive em questões subjetivas, como estilo de vida.
Já para quem investe, liquidez, valorização e retorno com aluguel sobem na lista de prioridades para ponderar.
Algumas perguntas ajudam a compreender qual tipo de imóvel cabe no seu bolso e atende seus objetivos:
- É solteiro ou casado?
- Pretende ter filhos?
- Trabalha em casa ou precisa de fácil acesso a transporte?
- Você vai morar ou investir?
- Quer diversificar os investimentos?
- Pretende vender ou alugar no futuro?
- Quer imóvel pronto ou pode esperar?
- Qual é o seu orçamento para entrada e manutenção?
- Você pretende reformar?
- O imóvel precisa estar perto do trabalho ou metrô?
Apartamento: o favorito das grandes cidades
Morar bem em uma grande cidade exige praticidade e boa localização. Apartamentos são os mais procurados em capitais – isso significa também que o preço tende a ser mais caro.
Há modelos para todos os perfis: studios compactos, coberturas, unidades com varanda gourmet ou imóveis térreos com quintal.
Vantagens:
- Manutenção mais simples
- Segurança e portaria
- Áreas comuns como academia e playground, se houver
Desvantagens:
- Custos associados, como taxa de condomínio
- Menor privacidade
- Para quem pretende investir, imóveis menores em regiões bem localizadas (como Pinheiros em São Paulo ou a zona sul do Rio Janeiro) costumam ter maior procura por locação.
Apartamento na planta, novo ou usado: o que vale mais a pena?
Não só o tipo de apartamento, mas o estado de conservação (ou se é um imóvel ainda em construção) é outro critério que tem tudo a ver com o perfil do comprador.
Para quem possui tempo e quer esperar uma possível valorização, comprar na planta é uma boa opção. Quem quer mudar rápido (ou colocar o imóvel para locação assim que possível) deve considerar um apartamento novo.
Já os que estão no meio do caminho, e procuram oportunidades com boa localização e preço, podem estudar um imóvel usado. Neste caso, os custos com manutenção devem ser somados ao valor de compra para estimar o retorno na revenda.
Casa: mais espaço, mais liberdade (e mais gastos com manutenção)
Quem prioriza mais espaço, quintal e distração para animais de estimação deve considerar uma casa. Nas grandes cidades, é mais comum encontrar casas fora dos eixos centrais, mas em bairros ainda bem localizados e tranquilos. No interior, a oferta é mais disseminada e com preços menores.
Esse tipo de imóvel é uma opção para quem gosta de liberdade para reformas, sem depender de regulamentos de condomínio.
No entanto, a construção de casas é menos padronizada do que a de apartamentos, e problemas elétricos e hidráulicos podem acontecer com mais frequência.
São atrativas para famílias maiores ou para quem trabalha de casa e precisa separar o espaço de trabalho das áreas de descanso.
Vantagens:
- Privacidade
- Área externa
- Liberdade para reformas
Desvantagens:
- Sensação menor de segurança – muitos bairros de casas contam com guardas particulares
- Custos de manutenção sob responsabilidade do proprietário
- Em bairros valorizados e de alto padrão, como Moema, em São Paulo, as casas podem ser mais caras e com menos oferta.
Terreno: um investimento de longo prazo
Comprar um terreno é um caminho para quem deseja construir a casa dos sonhos ou apostar na valorização de uma região.
Os investidores devem ficar atentos: a valorização depende de fatores como infraestrutura da região, planos urbanos e a ocupação da região, se ainda for um local em crescimento.
Uma dica para correr menos risco é pesquisar terrenos em loteamentos fechados ou bairros em expansão. A chance de valorização pode ser maior.
Vantagens:
- Custo inicial menor
- Flexibilidade para construir o que quiser
- Menos competição
Desvantagens:
- Exige projeto e obra
- Risco de valorização lenta ou estagnação
Imóvel comercial: diversificação para investidores
Um imóvel comercial pode ser o próximo passo para quem já possui a casa própria e quer renda extra. Ou, ainda, para os investidores que procuram retorno mais alto.
Comprar um imóvel comercial, como lojas, salas ou galpões, traz a chance de conseguir um valor de locação mais alto e, em geral, contratos mais longos.
Analisar a capacidade de pagamento da empresa ou profissional liberal, contudo, pode ser mais desafiador do que em locações de imóveis residenciais. Considere conversar com um corretor de imóveis e um advogado para obter o conhecimento necessário.
Vantagens:
- Rentabilidade maior que imóveis residenciais
- Valorização em áreas comerciais
Desvantagens:
- Vacância pode ser mais longa
- Análise mais criteriosa sobre a capacidade de pagamento do locatário
Tendências para 2025: o que está em alta?
Aqui vale a regra de ouro do mercado imobiliário: cada região tem as suas especificidades. Mas, de modo geral, algumas tendências podem ajudar na escolha do tipo de imóvel.
Nas grandes cidades, imóveis compactos com serviços compartilhados têm alta procura e valorização mais expressiva. Na média do país, o valor de aluguel de imóveis de 1 quarto é de R$ 66,48/m², cerca de 50% a mais do que imóveis com 2, 3 ou 4 quartos, segundo o índice FipeZap.
Fora dos grandes centros, casas em condomínios fechados são procurados por famílias que buscam mais qualidade de vida
Imóveis híbridos (residencial + comercial) são uma opção para diversificar os riscos de vacância
O imóvel certo faz toda a diferença
Seja primeiro lar ou mais um imóvel na carteira de investimento, há tipos para todos os objetivos e momentos de vida. Estude o mercado e tenha clareza sobre o que você busca para fazer a melhor escolha.