
O potencial de rentabilidade com locação de curta temporada em São Paulo tem estimulado compradores de outras regiões do país e até do exterior a investir no mercado de imóveis da capital.
Dados da consultoria Brain Inteligência Estratégica mostram que o boom imobiliário em São Paulo atingiu o recorde de 130 mil apartamentos lançados e 138 mil unidades vendidas nos últimos 12 meses.
O advogado Hugo de Araújo Reis, que mora em Belo Horizonte (MG), por exemplo, comprou quatro apartamentos perto da Avenida Faria Lima desde 2020, com taxa de ocupação entre 80% e 90%. “É uma boa perspectiva de rentabilidade e uma composição financeira relevante”, afirma o investidor ao jornal Estadão.
Compactos e diversidade de perfis
No segmento de luxo, a incorporadora Lucio tem 30% dos seus clientes no Itaim Bibi vindos de fora de São Paulo. Um de seus empreendimentos, o Viscaya, oferece plantas de 540 metros quadrados a R$ 70 mil o metro quadrado, totalizando R$ 38 milhões por apartamento.
No projeto Casa Brasileira, no mesmo bairro, 25% dos compradores são de outras cidades, com preços entre R$ 18 milhões e R$ 23 milhões.
Já a incorporadora Marquise atrai investidores do Nordeste, Centro-Oeste e Norte em 50% das suas vendas paulistanas. Ela oferece desde compactos de 23 a 38 metros quadrados até plantas amplas de 175 metros quadrados. Os investimentos giram em torno de R$ 750 mil e R$ 1 milhão por unidade.
Especializada em compactos, a incorporadora One Innovation tem 48% dos seus clientes de fora da capital, sendo 24% de outros estados. “São Paulo concentra o maior polo econômico, cultural e de negócios da América Latina”, diz Paulo Petrin, vice-presidente da empresa.
Curta temporada e rentabilidade
Focada nos aluguéis de curta temporada, a incorporadora Next Realty vendeu 357 unidades de estúdios, sendo 80% para investidores e 23% para compradores de fora da cidade, incluindo 3% de outros países. A própria incorporadora faz a gestão das locações de curta duração dos imóveis.
Neste sentido, o aluguel tem sido um estímulo para investidores. O preço da locação residencial subiu 10% nos últimos 12 meses em São Paulo, segundo o Índice FipeZAP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os investidores buscam rentabilidade mensal de 1,2% a 1,5% do valor do imóvel, possibilitando o retorno em menos de dez anos.
Estratégias para atrair investidores
Os investidores estrangeiros também procuram o mercado paulistano. Aleksandr Shevchenko, da Altum Estate, conecta clientes de países como Rússia, Estados Unidos e Canadá às incorporadoras brasileiras. “Se uma pessoa vender um apartamento em Moscou e comprar um imóvel em São Paulo, ele vai ganhar três vezes mais a renda de locação”, afirma o empresário.
Para atrair os compradores distantes, as incorporadoras como a SKR investem em marketing digital e parcerias regionais. A empresa tem 25% dos seus clientes de fora de São Paulo e apresenta os empreendimentos às imobiliárias locais em cidades como Porto Alegre, Salvador e Curitiba, fornecendo verba para divulgação.
A startup Barts&Co usa realidade virtual para apresentar os empreendimentos remotamente, com um portfólio superior a R$ 10 bilhões. A empresa promove jantares com possíveis investidores ao redor do país para apresentar os lançamentos de alto padrão de incorporadoras como a Even e a Idea!Zarvos.
“Muitas vezes, o cliente ainda vai querer ir até São Paulo para conhecer o terreno, mas isso abrevia muito o processo de escolha”, afirma Alessandro Bartelle, CEO da empresa.
*Com informações de Estadão