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Resumo do dia

Boom imobiliário em SP atrai investidores de fora

Compradores de outros estados e do exterior impulsionam o mercado imobiliário na capital paulista, com foco em imóveis compactos e de luxo

boom imobiliário em São Paulo
Imagem: o:EyeEm Mobile GmbH/iStock

O potencial de rentabilidade com locação de curta temporada em São Paulo tem estimulado compradores de outras regiões do país e até do exterior a investir no mercado de imóveis da capital.

Dados da consultoria Brain Inteligência Estratégica mostram que o boom imobiliário em São Paulo atingiu o recorde de 130 mil apartamentos lançados e 138 mil unidades vendidas nos últimos 12 meses.

O advogado Hugo de Araújo Reis, que mora em Belo Horizonte (MG), por exemplo, comprou quatro apartamentos perto da Avenida Faria Lima desde 2020, com taxa de ocupação entre 80% e 90%. “É uma boa perspectiva de rentabilidade e uma composição financeira relevante”, afirma o investidor ao jornal Estadão.

Compactos e diversidade de perfis

No segmento de luxo, a incorporadora Lucio tem 30% dos seus clientes no Itaim Bibi vindos de fora de São Paulo. Um de seus empreendimentos, o Viscaya, oferece plantas de 540 metros quadrados a R$ 70 mil o metro quadrado, totalizando R$ 38 milhões por apartamento.

No projeto Casa Brasileira, no mesmo bairro, 25% dos compradores são de outras cidades, com preços entre R$ 18 milhões e R$ 23 milhões.

Já a incorporadora Marquise atrai investidores do Nordeste, Centro-Oeste e Norte em 50% das suas vendas paulistanas. Ela oferece desde compactos de 23 a 38 metros quadrados até plantas amplas de 175 metros quadrados. Os investimentos giram em torno de R$ 750 mil e R$ 1 milhão por unidade.

Especializada em compactos, a incorporadora One Innovation tem 48% dos seus clientes de fora da capital, sendo 24% de outros estados. “São Paulo concentra o maior polo econômico, cultural e de negócios da América Latina”, diz Paulo Petrin, vice-presidente da empresa.

Curta temporada e rentabilidade

Focada nos aluguéis de curta temporada, a incorporadora Next Realty vendeu 357 unidades de estúdios, sendo 80% para investidores e 23% para compradores de fora da cidade, incluindo 3% de outros países. A própria incorporadora faz a gestão das locações de curta duração dos imóveis.

Neste sentido, o aluguel tem sido um estímulo para investidores. O preço da locação residencial subiu 10% nos últimos 12 meses em São Paulo, segundo o Índice FipeZAP (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os investidores buscam rentabilidade mensal de 1,2% a 1,5% do valor do imóvel, possibilitando o retorno em menos de dez anos.

Estratégias para atrair investidores

Os investidores estrangeiros também procuram o mercado paulistano. Aleksandr Shevchenko, da Altum Estate, conecta clientes de países como Rússia, Estados Unidos e Canadá às incorporadoras brasileiras. “Se uma pessoa vender um apartamento em Moscou e comprar um imóvel em São Paulo, ele vai ganhar três vezes mais a renda de locação”, afirma o empresário.

Para atrair os compradores distantes, as incorporadoras como a SKR investem em marketing digital e parcerias regionais. A empresa tem 25% dos seus clientes de fora de São Paulo e apresenta os empreendimentos às imobiliárias locais em cidades como Porto Alegre, Salvador e Curitiba, fornecendo verba para divulgação.

A startup Barts&Co usa realidade virtual para apresentar os empreendimentos remotamente, com um portfólio superior a R$ 10 bilhões. A empresa promove jantares com possíveis investidores ao redor do país para apresentar os lançamentos de alto padrão de incorporadoras como a Even e a Idea!Zarvos.

“Muitas vezes, o cliente ainda vai querer ir até São Paulo para conhecer o terreno, mas isso abrevia muito o processo de escolha”, afirma Alessandro Bartelle, CEO da empresa.

*Com informações de Estadão

Marcela Guimaraes
Marcela Guimarães

editora/redatora

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter (revista piauí, rádios CBN, revista GQ e Portal Loft), além de atuar como editora/editora-executiva/editora-chefe (SBT News, rádio CBN, Broadcast/Estadão, Globo Condé Nast e Curto News). Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter (revista piauí, rádios CBN, revista GQ e Portal Loft), além de atuar como editora/editora-executiva/editora-chefe (SBT News, rádio CBN, Broadcast/Estadão, Globo Condé Nast e Curto News). Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)