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Resumo do dia

Compactos no Rio se esgotam: só 12% ainda estão à venda

Estudo da Brain mostra sucesso do segmento no mercado imobiliário carioca; movimento é impulsionado por mudanças urbanísticas desde 2018 e pela alta no turismo

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apartamentos compactos no Rio
Imagem: marchello74/Istock

Os apartamentos compactos praticamente sumiram do mercado imobiliário carioca. De janeiro a agosto de 2025, 88% das unidades lançadas já foram vendidas, restando apenas 12% à venda, segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica para o Sinduscon-Rio.

Mesmo com a tipologia presente em 16,4% dos empreendimentos, a oferta final responde por só 9,1% do total disponível — cerca de 1.220 unidades.

“Os números demonstram a força da demanda e a velocidade de vendas dos compactos no Rio”, explica Marcelo Gonçalves, sócio-consultor da Brain. O movimento ganhou força a partir de 2018, com a modernização do Código de Obras que passou a permitir apartamentos menores.

O sucesso dos apartamentos com pequenas metragens invadiu também os endereços “símbolo” do Rio, como Copacabana. No bairro, a Piimo Empreendimentos lançou o Copa, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com 55 unidades entre studios e double studios (31 a 69 m²).

“Noventa por cento das unidades foram vendidas logo na primeira semana”, afirma Marcos Saceanu, presidente da Piimo e da Ademi-RJ (Associação de Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário).

Modernidades como fechadura biométrica, terraço com piscina, mini market e sala para aluguel de equipamentos de praia são atrativos para este tipo de empreendimento, atendendo tanto uso residencial quanto turístico.

Turismo impulsiona setor

No primeiro semestre de 2025, o Rio recebeu 6,8 milhões de visitantes, sendo 1 milhão de estrangeiros nos cinco primeiros meses, segundo a Embratur.

E para atender a esta demanda, por meio das plataformas digitais de aluguel para curta temporada, como Airbnb, os compactos são um ativo de alta liquidez -ainda que a regulação dessa modalidade esteja em discussão no Legislativo da cidade.

“O desempenho mostra que estamos diante de uma oportunidade importante para a cidade, em um momento em que o turismo se consolida como um dos motores da economia carioca”, reforça Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio.

*Com informações de Diário do Rio e Tempo Real

Marcela Guimaraes
Marcela Guimarães

editora/redatora

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)