
O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), conhecido como o índice de inflação do aluguel, voltou ao campo negativo no acumulado de 12 meses em novembro, registrando queda de 0,11%. É a primeira deflação anual desde maio de 2024, segundo dados da FGV, divulgados nesta quinta-feira (27).
No entanto, o índice subiu 0,27% se considerado apenas o mês de novembro, após queda de 0,36% em outubro. A expectativa do mercado era de alta de 0,28%, segundo pesquisa da Reuters.
“Apesar da alta do IGP-M no mês, chama atenção o fato de que a taxa em 12 meses voltou ao campo negativo”, destacou Matheus Dias, economista do FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).
Comportamento do IPA influencia resultado anual
Segundo o economista do IBRE, o resultado está relacionado ao comportamento do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede preços no atacado) ao longo de 2025. O índice, que representa 60% do IGP-M, registrou quedas expressivas em produtos industriais e agropecuários durante boa parte de 2025.
Em novembro, o IPA subiu 0,27%, após recuo de 0,59% no mês anterior. Os produtos agropecuários passaram de queda de 1,45% em outubro para alta de 0,46%. Já os industriais avançaram 0,21%, contra recuo de 0,28%.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% no índice geral, acelerou para 0,25% em novembro, ante 0,16% em outubro. Destacaram-se as altas em Saúde e Cuidados Pessoais, Educação e Despesas Diversas.
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) registrou alta de 0,28%, superior aos 0,21% do mês anterior.
O IGP-M é calculado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, sendo amplamente usado para reajuste de aluguéis.
*Com informações de CNN Brasil

