Loft inteligência artificial imobiliário
Imagem: Reprodução / Loft

A Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, aposta em inteligência artificial (IA) para resolver problemas antigos do setor imobiliário, segundo reportagens da Bloomberg Línea e do jornal Estadão. 

 A empresa, fundada por Mate Pencz e Florian Hagenbuch em 2018, desenvolveu um novo pacote de produtos com IA que promete facilitar buscas e acelerar fechamentos de negócios.  

Uma das principais inovações é a busca utilizando prompts, que combina modelos próprios e tecnologias de parceiros como a OpenAI. “Com esse novo modelo, conseguimos 57% de conversão a mais”, disse Ana Luiza Romeo, Chief Product & Technology Officer (CPTO), à Bloomberg.  

Avatares de IA personalizam apresentação de imóveis em vídeo 

Outra inovação é o lançamento de vídeos apresentados por avatares de corretores para divulgação de anúncios. O recurso usa IA para criar o roteiro e a narração do vídeo a partir das fotos e descrições dos anúncios.  

A novidade não substitui o corretor, ao contrário, os avatares podem ser personalizados para representar cada corretor real, em vez de usar modelos genéricos. A ideia é dar escala à produção de vídeos e tornar a navegação pelos anúncios mais parecida com plataformas como TikTok e Instagram, que têm mudado os padrões de consumo em diferentes categorias. 

“Agora, todo corretor pode ser um criador de conteúdo, pois o avatar dele estará apresentando diferentes imóveis simultaneamente. Isso muda o jogo: transforma a maneira como apresentamos e consumimos imóveis”, afirmou a nova CPTO ao jornal Estadão. 

Outra ferramenta desenvolvida pela empresa permite “decorar” ou “redecorar” imóveis virtualmente, mostrando o potencial da propriedade após uma decoração.  

A partir da análise de mais de 700 mil anúncios, a Loft identificou que imóveis com fotos de qualidade recebem 26% mais cliques e aumentam em 42% a chance de visita. Nos primeiros testes, a redecoração virtual elevou a conversão em cerca de 30%. 

Ferramentas para imobiliárias reduzem tempo de resposta 

Para as mais de 10 mil imobiliárias parceiras, o principal lançamento é o Qualifica Leads, um agente de IA que promete responder clientes em segundos. O serviço, lançado no WhatsApp, registrou aumento de 37% na conversão durante os testes. 

A Loft também usa IA na fiança aluguel, reduzindo o tempo de análise da inadimplência de 40 para 15 dias, com aumento de 50% na produtividade da área. No primeiro semestre, a Loft realizou mais de 300.000 transações imobiliárias, crescimento de 32% na comparação anual. 

*Com informações de Bloomberg e Estadão 

Marcela Guimaraes
Marcela Guimarães

editora/redatora

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)