
A Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, aposta em inteligência artificial (IA) para resolver problemas antigos do setor imobiliário, segundo reportagens da Bloomberg Línea e do jornal Estadão.
A empresa, fundada por Mate Pencz e Florian Hagenbuch em 2018, desenvolveu um novo pacote de produtos com IA que promete facilitar buscas e acelerar fechamentos de negócios.
Uma das principais inovações é a busca utilizando prompts, que combina modelos próprios e tecnologias de parceiros como a OpenAI. “Com esse novo modelo, conseguimos 57% de conversão a mais”, disse Ana Luiza Romeo, Chief Product & Technology Officer (CPTO), à Bloomberg.
Avatares de IA personalizam apresentação de imóveis em vídeo
Outra inovação é o lançamento de vídeos apresentados por avatares de corretores para divulgação de anúncios. O recurso usa IA para criar o roteiro e a narração do vídeo a partir das fotos e descrições dos anúncios.
A novidade não substitui o corretor, ao contrário, os avatares podem ser personalizados para representar cada corretor real, em vez de usar modelos genéricos. A ideia é dar escala à produção de vídeos e tornar a navegação pelos anúncios mais parecida com plataformas como TikTok e Instagram, que têm mudado os padrões de consumo em diferentes categorias.
“Agora, todo corretor pode ser um criador de conteúdo, pois o avatar dele estará apresentando diferentes imóveis simultaneamente. Isso muda o jogo: transforma a maneira como apresentamos e consumimos imóveis”, afirmou a nova CPTO ao jornal Estadão.
Outra ferramenta desenvolvida pela empresa permite “decorar” ou “redecorar” imóveis virtualmente, mostrando o potencial da propriedade após uma decoração.
A partir da análise de mais de 700 mil anúncios, a Loft identificou que imóveis com fotos de qualidade recebem 26% mais cliques e aumentam em 42% a chance de visita. Nos primeiros testes, a redecoração virtual elevou a conversão em cerca de 30%.
Ferramentas para imobiliárias reduzem tempo de resposta
Para as mais de 10 mil imobiliárias parceiras, o principal lançamento é o Qualifica Leads, um agente de IA que promete responder clientes em segundos. O serviço, lançado no WhatsApp, registrou aumento de 37% na conversão durante os testes.
A Loft também usa IA na fiança aluguel, reduzindo o tempo de análise da inadimplência de 40 para 15 dias, com aumento de 50% na produtividade da área. No primeiro semestre, a Loft realizou mais de 300.000 transações imobiliárias, crescimento de 32% na comparação anual.