
O público acima de 50 anos demonstra forte adesão ao universo digital no início da busca por imóveis, mas ainda prefere contato presencial para fechar negócios. É o que mostram pesquisas recentes no setor imobiliário.
De acordo com estudo feito pela Loft em parceria com a Offerwise, 80% das pessoas com 55 anos ou mais pretendem iniciar a busca por imóveis em sites ou aplicativos. O número supera com folga a média de todas as faixas, que é de 64%. Foram ouvidas 1.400 pessoas em seis capitais (Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo).
Por outro lado, apesar da adesão inicial ao digital, apenas 15% das pessoas com 55 anos ou mais se sentem confortáveis com compra ou aluguel 100% digital, sem visita ao local. Este dado aparece em outro estudo das empresas, feito com mil respondentes de quatro capitais (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio e São Paulo).
Mais da metade (55%) dos entrevistados acima de 55 anos prefere visitas e negociações 100% presenciais. Outros 30% se sentem confortáveis com experiência híbrida. A faixa etária mais aberta ao 100% digital é a de 25 a 34 anos (20%).
Experiência híbrida ganha preferência
Já uma outra pesquisa, a Habitar +50, feita pelo QuintoAndar em 2021, em parceria com o Instituto Data8, aponta que mais de 50% dos entrevistados acima de 50 anos já utilizam aplicativos de bancos, delivery ou transporte, e boa parte deles também se sente confortável em contratar serviços de moradia por meios digitais. Cerca de 80% dos proprietários com mais de 50 anos utilizam sozinhos plataformas digitais para anunciar imóveis.
Larissa Schulz, gerente de Consumo e Mercado do QuintoAndar, considera que a tecnologia deixou de ser diferencial apenas para jovens. “Hoje entregamos recursos como análise de crédito imediata, assinatura digital e busca por inteligência artificial”, afirma.
O estudo Habitar +50 revela que a maior barreira não é a falta de interesse, mas a complexidade das soluções digitais. “Esse público valoriza clareza, segurança e simplicidade”, explica Schulz.
Não há dúvidas de que o público 50+ já está adaptado às novas tecnologias na busca e negociação por imóveis. “Eles já aderiram ao digital, com certeza”, afirma Stephany Matsuda, diretora da Gestão Patrimonial do Secovi-SP. Segundo ela, o público 50+ representa mais de 50% dos compradores de imóveis hoje.
Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de um quarto da população brasileira já ultrapassou os 50 anos. Projeções indicam que até 2050 a população com mais de 60 anos deve crescer 85%.
*Com informações de Viva Mais/Broadcast