O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO

Resumo do dia

Público 50+ adota tecnologia, mas valoriza corretor

Pesquisas mostram que brasileiros acima de 50 anos usam sites e apps para buscar imóveis, mas ainda preferem contato presencial para fechar negócios

Leitura: 3 Minutos
público 50+ imóveis
Imagem: nside Creative House/iStock

O público acima de 50 anos demonstra forte adesão ao universo digital no início da busca por imóveis, mas ainda prefere contato presencial para fechar negócios. É o que mostram pesquisas recentes no setor imobiliário.

De acordo com estudo feito pela Loft em parceria com a Offerwise, 80% das pessoas com 55 anos ou mais pretendem iniciar a busca por imóveis em sites ou aplicativos. O número supera com folga a média de todas as faixas, que é de 64%. Foram ouvidas 1.400 pessoas em seis capitais (Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo).

Por outro lado, apesar da adesão inicial ao digital, apenas 15% das pessoas com 55 anos ou mais se sentem confortáveis com compra ou aluguel 100% digital, sem visita ao local. Este dado aparece em outro estudo das empresas, feito com mil respondentes de quatro capitais (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio e São Paulo).

Mais da metade (55%) dos entrevistados acima de 55 anos prefere visitas e negociações 100% presenciais. Outros 30% se sentem confortáveis com experiência híbrida. A faixa etária mais aberta ao 100% digital é a de 25 a 34 anos (20%).

Experiência híbrida ganha preferência

Já uma outra pesquisa, a Habitar +50, feita pelo QuintoAndar em 2021, em parceria com o Instituto Data8, aponta que mais de 50% dos entrevistados acima de 50 anos já utilizam aplicativos de bancos, delivery ou transporte, e boa parte deles também se sente confortável em contratar serviços de moradia por meios digitais. Cerca de 80% dos proprietários com mais de 50 anos utilizam sozinhos plataformas digitais para anunciar imóveis.

Larissa Schulz, gerente de Consumo e Mercado do QuintoAndar, considera que a tecnologia deixou de ser diferencial apenas para jovens. “Hoje entregamos recursos como análise de crédito imediata, assinatura digital e busca por inteligência artificial”, afirma.

O estudo Habitar +50 revela que a maior barreira não é a falta de interesse, mas a complexidade das soluções digitais. “Esse público valoriza clareza, segurança e simplicidade”, explica Schulz.

Não há dúvidas de que o público 50+ já está adaptado às novas tecnologias na busca e negociação por imóveis. “Eles já aderiram ao digital, com certeza”, afirma Stephany Matsuda, diretora da Gestão Patrimonial do Secovi-SP. Segundo ela, o público 50+ representa mais de 50% dos compradores de imóveis hoje.

Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de um quarto da população brasileira já ultrapassou os 50 anos. Projeções indicam que até 2050 a população com mais de 60 anos deve crescer 85%.

*Com informações de Viva Mais/Broadcast

Marcela Guimaraes
Marcela Guimarães

editora/redatora

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)