Veja o resumo da noticia

  • Crescimento de 4,1% na comercialização de cimento em novembro, totalizando 5,54 milhões de toneladas no Brasil, aponta Sindicato do Cimento.
  • Vendas de cimento impulsionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com lançamentos e vendas em alta no acumulado do ano.
  • Desafios macroeconômicos, como juros altos e endividamento, impactam o setor, exigindo atenção para sustentar a demanda.
Venda de cimento
Imagem: Natali_Mis/iStock

A comercialização de cimento no Brasil subiu 4,1% em novembro na comparação com o mesmo período de 2024. Foram 5,54 milhões de toneladas, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). O volume, porém, ficou abaixo das 6,3 milhões de toneladas de outubro.

A venda por dia útil em novembro foi de 263,9 mil toneladas, crescimento de cerca de mais de 4% na comparação com outubro. O aumento das vendas ocorreu em todas as regiões do país no mês passado, exceto no Sul. Por lá, a comercialização ficou praticamente estável, a 924 mil toneladas.

No acumulado do ano, as vendas somam 62,2 milhões de toneladas, crescimento de 3,6% sobre janeiro a novembro de 2024. No últimos 12, o aumento foi 3,5%, para 66,8 milhões de toneladas.

Cenário macroeconômico complexo

Segundo o Snic, os resultados são influenciados por um mercado imobiliário que apresenta “sinais distintos”: crescimento de lançamentos no terceiro trimestre de 1,6%, mas queda de 6,5% nas vendas.

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), porém, tem sustentado os números, com alta de 7,9% nos lançamentos e de 15,5% nas vendas no acumulado do ano.

“O desempenho do setor segue influenciado por um cenário macroeconômico de alta complexidade”, afirmou o Snic, citando ambiente de crédito “desafiador”, juros elevados, inadimplência e endividamento alto das famílias.

“Os avanços das obras do Minha Casa Minha Vida e os investimentos contínuos em infraestrutura serão determinantes para sustentar a demanda no próximo ano”, disse Paulo Camillo Penna, presidente do Snic.

*Com informações de Terra e Valor Econômico

Marcela Guimaraes
Marcela Guimarães

editora/redatora

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)

Jornalista colaboradora responsável pelo resumo do noticiário do dia. Tem 28 anos de experiência com atuação como repórter/editora (Estadão Broadcast, revistas piauí e GQ, rádio CBN e Portal Loft), além de atuar como editora-executiva/editora-chefe no SBT News e Curto News. Também foi apresentadora de TV (RIT), além de atuar como podcaster (Veja, Wired, Estadão Blue Studio)