Veja o resumo da noticia

  • Delegação brasileira no NAR NXT 2025, com foco nas imobiliárias Titânio do Clube Loft, em evento sobre tendências e tecnologias do setor.
  • Discussão sobre a crescente aplicação da inteligência artificial para otimizar processos, poupar tempo e prever comportamentos de clientes.
  • Importância dos sistemas de CRM como centrais nas operações imobiliárias, integrando dados e automatizando processos para eficiência.
  • Mudanças no perfil do consumidor, que está mais velho, informado e exigente, impactando o papel consultivo do corretor de imóveis.
  • Evolução das tecnologias de divulgação de imóveis, incluindo realidade aumentada e tours virtuais, para atrair clientes online.
  • Necessidade de novas estratégias de comunicação nas redes sociais, buscando autenticidade e conexão com o público-alvo.
NAR NXT 2025
Representantes das 12 imobiliárias Titânio do Clube Loft no NAR NXT 2025 (Divulgação)

Todo ano, profissionais do mercado imobiliário de mais de 65 países se reúnem nos Estados Unidos durante o NAR NXT, convenção promovida pela associação norte-americana National Association of REALTORS® (NAR, ou Associação Nacional de Corretores de Imóveis em tradução livre). Neste ano, um grupo de brasileiros em específico esteve entre os convidados: os membros da categoria Titânio do Clube Loft, que foram levados pela empresa de tecnologia para uma programação que envolveu o evento em si e outras atividades culturais.

No total, foram 25 convidados de 12 imobiliárias parceiras que viajaram a Houston, capital do estado do Texas, para participar dos 3 dias do encontro, em novembro de 2025. As 12 imobiliárias conquistaram a vaga na viagem graças a um alto nível de pontos no Clube Loft, programa de relacionamento para imobiliárias parceiras em que os pontos são concedidos às empresas que adotam soluções da Loft (como a Fiança Aluguel, o CRM imobiliário e seguros residenciais).

TemaPrincipais pontos discutidos
Uso de inteligência artificialAplicação da IA como ferramenta para otimizar processos e poupar tempo da equipe
Softwares de CRMPapel cada vez mais central dos CRMs na gestão e na operação das imobiliárias
Perfil do consumidorConsumidor mais velho, mais informado e mais exigente
Atuação do corretorFunção mais consultiva, acompanhando um cliente que chega mais preparado
Tecnologias de divulgaçãoNovas tecnologias que transformam as formas de anunciar e apresentar imóveis
Captação de clientes onlineEstratégias e caminhos para alcançar mais clientes no ambiente digital

“Vivenciamos ao lado dos nossos parceiros as principais tendências globais do setor, especialmente o papel central da inteligência artificial como alavanca de eficiência, escala e transformação real do negócio imobiliário”, afirma Patrícia Azevedo, vice-presidente de Vendas da Loft. “Quando reunimos líderes do mercado em um ambiente de imersão como esse, criamos um espaço genuíno de troca, aprendizado e construção conjunta. Esse é o espírito do Clube Loft: reconhecer quem se destaca e, ao mesmo tempo, acelerar a evolução de todo o ecossistema imobiliário.”

“Tivemos muitas palestras interessantes, várias delas focadas em inteligência artificial, e tecnologia. Foi muito legal ver o quanto a Loft, uma empresa que se propõe a ajudar as imobiliárias a fazerem mais negócios por meio da tecnologia, está alinhada com as tendências. Mas teve uma palestra que me chamou bastante atenção, que começou com a frase: ‘Pessoas fazem negócio com pessoas’. Isso tem muito a ver com o propósito da Loft”, reforça Gerson Oliveira Filho, diretor comercial da Loft. “Uma das razões dessa viagem é essa: reconhecer as nossas imobiliárias Titânio . E, na próxima missão, queremos levar ainda mais imobiliárias”.

O NAR NXT

Com um público estimado em 12 mil participantes, o NAR NXT é considerado o maior evento do mercado imobiliário dos Estados Unidos para corretores de imóveis. Ele é realizado pela NAR desde 1908, quando a associação foi fundada. Hoje, a instituição já reúne mais de 1,5 milhão de associados.

De volta ao Brasil, as imobiliárias participantes destacaram ao Portas 6 lições aprendidas no NAR NXT 2025:

1. A IA permite focar em relacionamento com o cliente

Como esperado, a integração de soluções de Inteligência Artificial ao fluxo de trabalho das imobiliárias foi um dos principais temas da edição de 2025.

Essa integração, segundo os convidados, ocorre a uma velocidade cada vez mais rápida: hoje, a IA já é usada para prever comportamentos de clientes nos Estados Unidos e tem papel relevante no acompanhamento de cada um deles. O uso intenso dessa tecnologia tem motivado imobiliárias norte-americanas a, inclusive, desenvolver suas próprias ferramentas de IA.

“As soluções apresentadas no evento já conseguem monitorar automaticamente cada lead, identificar risco de perda por inatividade, sugerir a melhor mensagem no WhatsApp ou e-mail e até atualizar o CRM sem intervenção humana”, relata Felipe Engel, CEO e fundador da Foxter Imobiliária. “Essa automação reduz atritos do funil e evita que o corretor perca o timing, aumentando a conversão.”

Outro ponto relevante é o uso da IA como forma de poupar o tempo da equipe. “A IA vai liberar tempo [do corretor] para construção de relacionamento com o cliente e para que seja feito um trabalho mais estratégico”, prevê Patricia Li Puma, diretora comercial de locações da Pedro Granado Imóveis.

“Cada vez mais surgem milhões de possibilidades de aplicação, desde análise de leads até previsão de demanda”, complementa Cassio Roque, CEO da Roque Imóveis. “Uma que achei especialmente interessante é usar IA para fortalecer o branding da empresa, criando conteúdo personalizado, posicionamento estratégico e campanhas que reforçam a reputação da imobiliária”.

Palestra do NAR NXT 2025 (Divulgação)

2. Consumidores mais velhos e mais informados

O envelhecimento dos compradores de imóveis não é fenômeno exclusivo do Brasil: segundo dados do próprio NAR, a idade média de compra do primeiro imóvel nos Estados Unidos foi de 40 anos em 2025. Isso representa um envelhecimento de quase uma década no perfil do comprador em comparação aos anos de 1980, quando os norte-americanos adquiriam o primeiro imóvel por volta dos 29 anos.

“Então, pela primeira vez na história, os consumidores estão comprando efetivamente mais tarde. Isso nos faz interpretar que a locação é, de fato, a maneira de conquista da primeira moradia. É um perfil de consumidor que a gente também já vê aqui no Brasil, que ao invés de ter, passa a experimentar”, conta Manuella Ibagy, diretora da imobiliária Ibagy.

Isso gera uma mudança clara no comportamento do cliente, ressalta Matheus Kurtz, diretor de vendas e franquias da Auxiliadora Predial: “O consumidor americano passou a pesquisar o imóvel antes de buscar o financiamento. Isso muda toda a jornada: ele chega mais informado, mais racional e com maior expectativa de transparência”.

3. O novo papel do corretor

Com clientes cada vez mais informados, o corretor de imóveis precisa demonstrar cada vez mais conhecimento durante todo o processo. “O cliente acaba sendo mais exigente e o trabalho do corretor sendo mais consultivo e de conhecimento efetivo do produto que está oferecendo. O foco está em criar relacionamentos de longo prazo, conquistando a confiança”, explica Carlos Eduardo Ruschel, CEO da Imóveis Crédito Real.

“O que a gente viu foi um comprador mais racional e menos emocional, fazendo mais conta. Ele chega mais analítico”, continua Gabriel Areia, diretor da Imobiliária Jaú. “Isso faz com que seja necessário reposicionar o corretor como consultor patrimonial, operando IA muito bem, com foco absoluto em ativos líquidos estratégicos”.

4. CRMs no centro das operações

Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português) desempenham papel cada vez mais central na operação imobiliária. O CRM da Loft, por exemplo, permite uma organização visual desse fluxo, desde o primeiro contato com os leads (potenciais clientes) até as etapas finais dos processos de compra ou aluguel.

No NAR NXT2025, a importância da integração desse sistema com outras bases de dados foi tema central. “Nos EUA, vimos que os CRM’s estão evoluindo para se tornar o ‘cérebro’ da operação. Ele concentra atendimento, marketing, contratos, follow-ups, automações e pós-venda. Tudo se comunica em um único fluxo, reduzindo retrabalho e aumentando a produtividade da equipe, o que eleva muito o padrão de gestão e execução”, relata Tulio Maia, da Casa Nova Imobiliária.

Viviane Mondardo, diretora administrativa da Duda Imóveis, teve uma visão semelhante: “Um movimento fortíssimo que vimos foi a transformação dos CRMs em verdadeiras ‘plataformas operacionais’, conectando gestão, marketing, financeiro, contratos, manutenção e pós-locação num único ecossistema. [Isso ressalta] a importância de alimentar os dados no CRM para se ter decisões mais assertivas”.

Com o uso da IA, os participantes também destacam como tendência o uso cada vez mais amplo da ferramenta, que deve passar a se comunicar ainda mais com o marketing das empresas para produzir uma comunicação mais personalizada para o cliente.

5. A divulgação dos imóveis deve evoluir

“O mercado imobiliário americano está muito avançado no uso de tecnologias para valorização e divulgação dos imóveis”, conta Vicente Penter, diretor executivo da imobiliária Muck e também diretor de tecnologia da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI). “Isso inclui desde staging virtual, fotos em 3D, até o uso de drones, permitindo uma apresentação muito mais profissional que ajuda a destacar o imóvel no mercado e a aumentar a sua visibilidade, algo que ainda não é tão difundido no Brasil.”

Carla França, diretora da imobiliária França, também destacou ao Portas o uso de ferramentas de realidade aumentada para que o cliente “visite” o imóvel a distância.

“O consumidor atual está muito mais informado e exigente, buscando transparência, agilidade e experiência personalizada. Ele também está mais aberto a locações e aquisições digitais — ou seja, muitas decisões são tomadas mesmo antes da visita presencial”, resumiu a diretora.

6. Novas formas de se comunicar com a audiência

Por fim, os participantes do NAR NXT 2025 destacam a necessidade de desenvolver novas linguagens para se comunicar com o público nas redes sociais e chegar a novos clientes.

“No NAR NXT ficou claro que o consumidor atual está hiperconectado, mas com atenção cada vez mais fragmentada. Por isso, a comunicação no mercado imobiliário precisa ser criativa, humana, próxima e até descontraída – sem que isso signifique perda de seriedade”, acredita Cassio Roque, da Roque Imóveis.

De maneira similar, Tulio Maia, da Casa Nova Imobiliária, destacou a autenticidade como estratégia de posicionamento de marca:

“O cliente percebe quando há exagero, linguagem forçada ou estética genérica. A discussão mostrou que marcas que comunicam seus valores reais, mostram bastidores, erros, acertos e cultura interna geram mais confiança e relacionamento”, afirma.

Divulgação

Planos para o futuro

Com base em todos os pontos levantados, os convidados da Loft já vislumbram maneiras de colocar em prática o que foi assimilado na viagem para 2026.

“Os aprendizados do NAR reforçam uma agenda clara para o próximo ano: avançar na aplicação de IA para tornar o funil do corretor mais inteligente e preditivo”, diz o CEO da Foxter Imobiliária, Felipe Engel, que também pretende investir no WhatsApp Business como ponto canal de relacionamento e registro da jornada de seus clientes.

A ampliação no uso de IA também está nos planos de Vicente Penter, da Imobiliária Muck: “O que mais pretendo aplicar no meu negócio em 2026, com base no que vi no NAR NXT, é a importância de disseminar o conhecimento sobre ferramentas de inteligência artificial para todos na organização. Ou seja, a IA não deve ser vista apenas como algo pontual, mas como uma ferramenta prática que cada colaborador pode usar para impulsionar mudanças no dia a dia”.

Já para Viviane Mondardo, da Duda Imóveis, 2026 será um ano de foco em três pilares: a profissionalização da experiência do cliente, intensificação da cultura de dados na imobiliária e um treinamento contínuo do time. “Os EUA reforçaram um ponto crucial: quem cresce é quem treina, e 2026 será o ano de aprofundar essa cultura, especialmente em pós-locação, captação e CRM”, complementa.

“A principal lição do evento é o protagonismo do corretor”, concorda Matheus Kurtz, da Auxiliadora Predial. “Para 2026, busco reforçar esse modelo: corretores atuando como consultores, com ferramentas que ampliem sua rede, gerem oportunidades e melhorem a gestão da carteira — valorizando o ativo mais importante do corretor: o cliente”.

Viagem em grupo

Para além do evento em si, as imobiliárias Titânio do Clube Loft também desfrutaram de uma série de experiências de lazer exclusivas.

Antes do embarque, a Nomad, em parceria com a Loft, realizou uma ativação na sala VIP do Aeroporto de Guarulhos para os convidados. E, durante a viagem, toda a programação foi pensada para que os convidados se aproximassem em meio a experiências que envolveram desde um jantar em um típico restaurante de carne texano até uma visita ao Space Center Houston, onde está localizada uma base de treinamento para os astronautas da NASA.

Base de treinamento da NASA visitada durante viagem do Clube Loft com imobiliárias Titânio, em 2025 (Divulgação)

“Conseguimos até mesmo ir a um jogo de basquete todos juntos”, recorda Carlos Eduardo Ruschel, da Imóveis Crédito Real. “A troca de experiências e a convivência com as imobiliárias Titânio enriquece e traz valor para o mercado. E, fora isso, as atividades foram bastante divertidas. Isso foi muito gratificante, nós ficamos muito felizes em poder participar e vamos nos esforçar para nos manter no grupo de Titânios”.

“Com certeza, se eu tivesse ido sozinha, eu não teria conhecido e conversado com tantos players, tantas pessoas que já estão há tantos anos no mercado imobiliário de locação e não teria tido as trocas que fizemos”, concorda Manuella Ibagy.

Essas trocas também foram o ponto alto na experiência de Carla França: “Mais do que o evento incrível, o que mais me marcou foi a interação com outras imobiliárias e o próprio time Loft. Ali nos conectamos de verdade, trocamos experiências, rimos muito e aprendi com colegas do Brasil todo. Foi um momento raro, que ampliou minha visão e me deu muitas ideias que já estou planejando executar. Com certeza vai ficar marcado para a vida toda!”

Jornalista Luiza Queiroz
Luiza Queiroz

Luiza Queiroz é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especialização em jornalismo de dados pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Acumula experiência em grandes veículos da imprensa nacional, como Veja, O Estado de S. Paulo e Casa Vogue, onde desenvolveu reportagens e conteúdos digitais sobre mercado imobiliário, arquitetura e decoração. Desde 2021, atua na equipe de checagem de fatos da Agence France-Presse (AFP), em São Paulo. Colabora com o Portas como jornalista autônoma, contribuindo com reportagens e análises sobre o setor imobiliário.

Luiza Queiroz é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especialização em jornalismo de dados pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Acumula experiência em grandes veículos da imprensa nacional, como Veja, O Estado de S. Paulo e Casa Vogue, onde desenvolveu reportagens e conteúdos digitais sobre mercado imobiliário, arquitetura e decoração. Desde 2021, atua na equipe de checagem de fatos da Agence France-Presse (AFP), em São Paulo. Colabora com o Portas como jornalista autônoma, contribuindo com reportagens e análises sobre o setor imobiliário.