
Dois bairros da zona sul de Porto Alegre registraram aumento superior a 100% nos preços de aluguel entre janeiro e agosto. O Espírito Santo lidera com alta de 195%, seguido pelo Tristeza, com 112%, de acordo com um levantamento da Loft publicado pelo portal GZH.
Bairros com maiores altas nos aluguéis
Os bairros de Santa Maria Goretti (alta de 88%), Bela Vista (82%) e Santa Tereza (68%) completam a lista dos bairros com maiores altas no período. O levantamento considerou preços de imóveis disponíveis nas principais plataformas digitais e bairros com pelo menos 20 anúncios ativos.
As variações de preços refletem uma demanda aquecida e características regionais, como localização e padrão construtivo. Em alguns casos, a elevação dos preços chegou acompanhada do aumento na metragem das unidades ofertadas.
“No Espírito Santo, por exemplo, a área média dos imóveis disponíveis para locação teve aumento de 69%, ajudando a explicar em parte a variação no preço”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.
Bairros com queda nos preços de aluguel
Em contrapartida, quatro bairros apresentaram queda nos valores dos aluguéis na capital gaúcha. Vila Nova registrou redução de 23%, chegando a R$ 1.893, enquanto Passo das Pedras caiu 22%, para R$ 1.684.
Jardim do Salso e Praia de Belas também tiveram baixas limitadas a 5%. “Chama atenção que apenas quatro bairros da Capital apresentaram queda no preço médio do aluguel no período”, avalia Takahashi. Ele destaca ainda a força da demanda por locação em Porto Alegre, impulsionada em parte pelos juros elevados no mercado imobiliário.
*Com informações de GZH

