
Os edifícios residenciais de luxo em São Paulo expandem estratégias além da arquitetura e localização privilegiada. Agora oferecem serviços de concierge, arrumação e limpeza de apartamentos, tradicionalmente vistos em mansões ou hotéis de alto padrão.
Empresas como Mitre, SKR e Stan transformam essas comodidades em fatores decisivos para aquisição de apartamentos milionários. A tendência atende empresários com rotina intensa de viagens e falta de tempo para organizar demandas domésticas.
Investidores que compram imóveis para locação também buscam apartamentos com iniciativas de hospitalidade e “serviços de mordomo” para atrair um público disposto a pagar pelas comodidades.
Daslu Residences investe R$ 600 milhões em conceito de luxo
Cintia Lie Matuzawa, professora do hub de luxo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), explica que a oferta de serviços virou diferencial competitivo. “Nesses empreendimentos, você consegue ter um serviço que vai fazer compra de supermercado, levar o carro para lavar, agendar restaurante. São pessoas muito ocupadas, que viajam muito”, afirma.
O Daslu Residences, nos Jardins, primeiro empreendimento da Mitre com a marca (comprada por R$ 10 milhões em 2022), oferece concierge e serviços de governança. O projeto tem Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 600 milhões.
“O tempo hoje talvez seja um dos maiores luxos. No pós-pandemia, as pessoas passaram a valorizar muito mais suas residências”, diz Marina Cirelli, diretora executiva da Daslu.
SKR e Hotel Emiliano expandem modelo de hospitalidade residencial
A SKR Arquitetura Viva, parceira de negócios da Cyrela, criou a plataforma Skinn, que estende relacionamento com clientes além da entrega das chaves. Ela oferece pacotes de interiores com parcelamento durante a construção e facilita mudanças com conceito internacional move-in.
Além disso, a SKR possui um aplicativo para celular que centraliza a comunicação e os serviços do condomínio, onde moradores recebem notificações sobre entregas, visitantes e fazem reservas de áreas comuns.
“Queremos completar um ciclo virtuoso, acompanhar o cliente nas jornadas posteriores. Cada vez mais os prédios têm identidade e propósito”, afirma Silvio Kozuchowicz, fundador da SKR.
Outra empresa que segue essa onda é a Stan. O empreendimento chamado Praça Henrique Monteiro, em Pinheiros, mistura o conceito de prédio residencial com hotelaria.
Com acesso a concierge 24 horas no lobby central, há serviços de manutenção como trocar lâmpadas ou auxiliar na instalação de filtros/bebedouros, reservas da sala de massagem e sauna, além de serviços de arrumação e limpeza dos imóveis. A taxa de condomínio gira em torno de R$ 5 mil, dentro do esperado pela incorporadora.
Já o Hotel Emiliano vende quartos da linha ‘v3rso’ para investidores, permitindo acesso aos serviços hoteleiros via aplicativo. Gustavo Filgueiras, CEO do Emiliano, argumenta que os serviços não elevam custos de condomínio. “Conseguimos otimizar recursos e compartilhar custos”.
O modelo segue tendência internacional das residências assinadas por grandes marcas, segundo Filgueiras. O hotel já inaugurou uma unidade do v3rso nos Jardins, bairro nobre de São Paulo.
*Com informações de Estadão