O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO

Mercado / Rio

 Estúdios lideram vendas de apartamentos no Rio

Apartamentos compactos impulsionam setor imobiliário na cidade, respondendo por 27,8% de todas as vendas; Porto e zona Sul se destacam com forte presença de investidores

estúdios Rio de Janeiro
Imagem: in4mal/iStock

Empreendimentos imobiliários de unidades compactas – chamados estúdios – têm se esgotado rapidamente no Rio de Janeiro. Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), unidades com menos de 45m² responderam por 27,8% das vendas no primeiro trimestre de 2025, contra 18,1% no mesmo período de 2024. O programa Minha Casa Minha Vida lidera com 48,6% das vendas.

Um exemplo do sucesso deste tipo de unidade é o projeto Áureos Rio Residencial, retrofit do antigo prédio da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), localizado na Praça Mauá: o lançamento teve de ser cancelado após vender todos os 153 estúdios em duas horas na véspera do evento oficial.

Um estudo da Brain Inteligência Estratégica mostra que os 16 empreendimentos focados em estúdios lançados nos primeiros três meses do ano no Rio venderam 58,8% das 3.691 unidades disponíveis. As unidades de médio padrão despencaram para 19,1% do total, contra 43,1% em 2024.

“É um imóvel que cabe em todos os bolsos, seja daquela pessoa que está iniciando sua vida economicamente ativa e quer comprar o seu primeiro imóvel ou daquela que está na outra fase da vida, em que os filhos já saíram de casa, e pretende ter um imóvel com menor custo e mais fácil de manutenção, ou para o investidor que deseja ter aquele imóvel para uma renda de aluguel”, afirma Cláudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio. 

Segundo Hermolin, houve crescimento de 10% no volume de lançamentos nos últimos sete meses, com os compactos demonstrando 85% de vendas. Ele destaca ainda a rapidez nas vendas de imóveis na área central, que está ligada à proximidade do mercado de trabalho, à revitalização da região e do preço do metro quadrado inferior ao de outras áreas da cidade.

O Porto lidera as vendas, seguido por Barra, Centro, Ipanema e Botafogo. Na zona Sul, 30% dos compradores moram fora do Rio, e 60% dos cariocas compram para investimento. O número de empreendimentos licenciados aumentou de 2.818 para 2.850 entre janeiro e junho.

O Glória Residencial, no antigo Hotel Glória, já vendeu 60% das 266 unidades de luxo. As obras do Áureos começam em janeiro de 2026, com entrega prevista para setembro de 2028.

*Com informações de O Globo

Time Portas

O time de redação do Portas é responsável por produzir conteúdos que explicam e analisam, com profundidade e objetividade, os principais movimentos do mercado imobiliário.

O time de redação do Portas é responsável por produzir conteúdos que explicam e analisam, com profundidade e objetividade, os principais movimentos do mercado imobiliário.