
A Loft firmou parceria com a fintech CashGo para lançar uma linha de crédito baseada na antecipação de aluguel para proprietários. Com isso, a empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias busca posição em um mercado em crescimento , segundo reportagem do jornal Estadão.
Na proposta da Loft, o proprietário recebe o valor total de dois anos de aluguel em sua conta bancária em até 24 horas. A imobiliária continua coletando o valor mensal do inquilino e repassa as parcelas à CashGo.
A fintech fica responsável pela oferta de crédito com recursos próprios, enquanto a Loft atua como distribuidora do produto via imobiliárias parceiras.
Mercado de antecipação cresce com 17,8 milhões de domicílios alugados
O lançamento aproveita o crescimento das locações no país, especialmente com os juros altos (Selic a 15% ao ano) inibindo compras de imóveis. Em 2024, o Brasil registrou recorde de 17,8 milhões de domicílios alugados.
A Loft já gerencia 500 mil contratos de aluguel via parcerias com 10 mil imobiliárias. Ou seja, todo esse universo poderia contratar o produto de antecipação imediatamente.
Como funciona?
A transação consiste em cessão de recebíveis futuros, permitindo adiantar dinheiro que já pertence ao proprietário. Por não ser empréstimo tradicional, não há alienação do imóvel.
Os juros variam entre 2,5% e 5% ao mês, conforme perfil do cliente e contrato. O patamar se mostra competitivo comparado a outras linhas de crédito mais caras.
Em caso de inadimplência do inquilino, o processo de cobrança segue o padrão da imobiliária. A CashGo aguarda o inquilino ficar adimplente, recebendo pagamento com juros e multa acordados no contrato.
E ainda, se garantias ou seguros acionados pela imobiliária não cobrirem todo valor em aberto, o proprietário assume responsabilidade pelo pagamento do crédito restante à fintech.
*Com informações de Estadão

