Veja o resumo da noticia

  • Crescente influência dos pets nas decisões de compra de imóveis, com destaque para a priorização de espaços adequados no Nordeste.
  • População de animais de estimação no Brasil ultrapassa o número de crianças, consolidando o país como um grande mercado pet global.
  • Apesar da alta demanda, a oferta de espaços exclusivos para pets em condomínios brasileiros ainda é muito limitada.
  • Construtoras e incorporadoras investem em infraestrutura pet em novos empreendimentos, visando atender às necessidades dos tutores.
Pets influenciam compra de imóveis
Ivan Murauyou/iStock

Pets passaram a influenciar decisões de compra de imóveis no Brasil. No Nordeste, segundo pesquisa da Brain Inteligência Estratégica de 2024, 26% dos compradores priorizam espaços adequados para animais de estimação.

O país já tem mais pets do que crianças: segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), são 160 milhões de pets, e 39 milhões de crianças até 13 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo.

Na Bahia, 2,9 milhões de domicílios já possuíam cães ou gatos em 2019, superando os 2,7 milhões de pessoas até 13 anos registrados em 2024, conforme Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE.

Menos de 1% dos condomínios têm espaços pet

Apesar da demanda em alta, menos de 1% dos condomínios brasileiros oferecem espaços exclusivos para animais. Os espaços pet figuram entre as cinco áreas de lazer preferidas de 27% dos clientes nacionalmente. Na região Sul, a preferência chega a 73%.

“Quando os espaços residenciais incorporam o pet de maneira planejada, considerando circulação, ventilação, iluminação, áreas de descanso e locais apropriados para alimentação e higiene, há uma redução importante de conflitos no cotidiano doméstico”, explica Jonatas Tourinho, coordenador de Psicologia da Afya Salvador ao Correio da Bahia.

Incorporadoras investem em infraestrutura pet

De olho nesse segmento, a OR Construtora lançou o Legacy no Caminho das Árvores com pet place, para socialização dos bichinhos, e pet care, com estrutura para banho e tosa.

A Direcional Engenharia inclui espaços pet em projetos do Minha Casa, Minha Vida em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. “Adaptar a demanda dos pet spaces é totalmente possível, sem gerar impactos significativos no custo final”, diz Rodrigo Raynal, superintendente da empresa.

*Com informações do Correio da Bahia