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Análise & Opinião

Os 3 pilares para saber onde você deve investir em inteligência artificial na sua imobiliária

Entenda como encarar essa nova tecnologia com um olhar estratégico para o seu negócio, seu perfil de clientes e os resultados esperados

Os 3 pilares para saber onde você deve investir em inteligência artificial na sua imobiliária

Se tem um assunto que não dá mais para fingir que não existe é a inteligência artificial. Mas como tudo que é novo dentro do mundo da tecnologia, essa onda também traz dúvidas, inseguranças, ansiedades e muitas vezes resulta em investimentos errados ou nenhum investimento.

Existem formas inteligentes e seguras de encarar essa nova tecnologia e fugir de todo o barulho que várias novas empresas fazem para saber o que vale ou não a sua atenção. E também definir o que realmente vai te trazer mais resultado e clientes mais satisfeitos.

Pilar número 1 – o seu cliente

Seja ele proprietário, inquilino, comprador, dono de imobiliária e corretor, você está cansado de saber quais etapas da jornada imobiliária são mais doloridas para o seu cliente. E isso pode variar muito por região e também pelo perfil do cliente.

Mapeie essa jornada e defina quais as principais etapas que você gostaria de melhorar a experiência dele.

Faça uma lista das etapas mais importantes para a sua imobiliária considerando as dores do seu cliente, como: busca por imóveis, conhecimento de preço, fechar financiamento, problemas durante o aluguel, atendimento rápido etc.

Pilar 2 – o seu negócio

Independente do tamanho da sua imobiliária, faça uma análise criteriosa do dia a dia da sua empresa e das pessoas que trabalham nela. E, principalmente, do resultado que está tendo e o quão satisfeito você está com ele.

Sim, e aqui sabemos que todos querem mais!

Mapeie o trabalho que existe para acompanhar a jornada do seu cliente, ou até antes disso, para ter mais clientes.

Seus investimentos em portais poderiam ser otimizados? Você tem uma referência do quanto deveria estar pagando por lead?

A jornada do cliente também é importante nessa etapa, pois como as coisas funcionam internamente impactam diretamente na experiência que sua imobiliária vai dar para o cliente.

Por isso, não ignore a lista do Pilar 1 para olhar para o seu negócio.

Outra perspectiva importante nessa etapa é olhar para os custos e tempo de execução de tarefas. Existe muita burocracia, papelada, pagamento, bancos, advogados, assinaturas, cobranças…

Quanto você gasta com isso? Quanto tempo demora para fazer esses processos? Quanto tempo o seu corretor perde com isso?

A partir disso, crie sua lista. Ela pode ser: receber mais leads, perder menos tempo com lead ruim, gastar menos tempo para cobrar inquilinos, encontrar mais imóveis para meu cliente, ajudar o cliente no processo de financiamento.

Essa lista será maior e não tem problema.

Pilar 3 – quais resultados você espera?

O último pilar é mais simples e normalmente bem parecido para todos: a resposta é sempre ter mais receita e menos custo.

Mas tem um segredo para esse pilar que pode mudar completamente as suas decisões: como você quer se diferenciar do mercado e ser lembrado pelo seu cliente.

Saber responder essa pergunta é essencial para priorizar a sua lista dos Pilares 1 e 2 e, com isso, saber se existem soluções de tecnologia para te ajudar, quais opções existem no mercado e qual será o retorno do seu investimento.