Se tem um assunto que não dá mais para fingir que não existe é a inteligência artificial. Mas como tudo que é novo dentro do mundo da tecnologia, essa onda também traz dúvidas, inseguranças, ansiedades e muitas vezes resulta em investimentos errados ou nenhum investimento.
Existem formas inteligentes e seguras de encarar essa nova tecnologia e fugir de todo o barulho que várias novas empresas fazem para saber o que vale ou não a sua atenção. E também definir o que realmente vai te trazer mais resultado e clientes mais satisfeitos.
Pilar número 1 – o seu cliente
Seja ele proprietário, inquilino, comprador, dono de imobiliária e corretor, você está cansado de saber quais etapas da jornada imobiliária são mais doloridas para o seu cliente. E isso pode variar muito por região e também pelo perfil do cliente.
Mapeie essa jornada e defina quais as principais etapas que você gostaria de melhorar a experiência dele.
Faça uma lista das etapas mais importantes para a sua imobiliária considerando as dores do seu cliente, como: busca por imóveis, conhecimento de preço, fechar financiamento, problemas durante o aluguel, atendimento rápido etc. Descreva o problema para cada item da sua lista para que isso te ajude a comparar uma solução do mercado com o que quer resolver dentro do seu negócio.
Esse pilar deveria ser o mais importante para a sua imobiliária. Clientes satisfeitos têm uma relação direta com mais negócios fechados.
Pilar 2 – o seu negócio
Independente do tamanho da sua imobiliária, faça uma análise criteriosa do dia a dia da sua empresa e das pessoas que trabalham nela. E, principalmente, do resultado que está tendo e o quão satisfeito você está com ele.
Sim, e aqui sabemos que todos querem mais!
Mapeie o trabalho que existe para acompanhar a jornada do seu cliente, ou até antes disso, para ter mais clientes.
Seus investimentos em portais poderiam ser otimizados? Você tem uma referência do quanto deveria estar pagando por lead?
O Pilar 1 pode estar diretamente relacionado ao Pilar 2, pois as oportunidades de melhoria na jornada do seu cliente podem estar relacionadas a oportunidades de melhoria internas dentro do seu negócio.
Outra perspectiva importante nessa etapa é olhar para os custos e tempo de execução de tarefas. Existe muita burocracia, papelada, pagamento, bancos, advogados, assinaturas, cobranças?…
Quanto você gasta com isso? Quanto tempo demora para fazer esses processos? Quanto tempo o seu corretor perde com isso?
A partir disso, crie sua lista. Ela pode ser: receber mais leads, perder menos tempo com lead ruim, gastar menos tempo para cobrar inquilinos, encontrar mais imóveis para meu cliente, ajudar o cliente no processo de financiamento.
Essa lista será maior e não tem problema.
Pilar 3 – quais resultados você espera?
O último pilar é mais simples e normalmente bem parecido para todos: a resposta é sempre ter mais receita e menos custo. Mas tenha sempre em mente: mais investimento em tecnologia pode compensar, uma vez que você entende o retorno que vai ter no seu negócio.
Mas tem um segredo para esse pilar que pode mudar completamente as suas decisões: como você quer se diferenciar do mercado e ser lembrado pelo seu cliente.
Com essa análise mais profunda do seu negócio, ficará muito mais fácil analisar as ofertas que existem no mercado, o que esperar que melhore no seu dia a dia e por fim, usar isso para melhorar a experiência dos seus clientes.