O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO

Mercado Imobiliário

Bairro de Porto Alegre lidera valorização imobiliária entre 8 capitais

Chácara das Pedras, na capital gaúcha, apresentou a maior valorização imobiliária do Brasil em 2025, com alta de 84%, segundo levantamento da Loft

valorização imobiliária Porto Alegre
Imagem: Cristian Lourenço/iStock

O bairro de Chácara das Pedras, em Porto Alegre, registrou a maior valorização imobiliária do país com alta de 84% nos últimos meses, segundo levantamento da Loft publicado em reportagem do jornal O Globo.

O estudo analisou 56 mil anúncios ativos entre janeiro e julho de 2025, abrangendo oito capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O levantamento considerou preços de venda e tíquetes médios nas regiões analisadas.

A Vila Clementino, em São Paulo, ficou em segundo lugar com valorização de 66%, seguido por Jardim Europa, também na capital paulista, com 60%. Cristal, em Porto Alegre, registrou alta de 41% e Santa Teresa, no Rio de Janeiro, de 33%.

Ainda de acordo com o levantamento, a cidade de São Paulo concentra 12 bairros entre os 20 com maiores altas. Porto Alegre aparece com 3 bairros, assim como o Rio de Janeiro (3 bairros), enquanto a capital catarinense Florianópolis aparece com 2 bairros.

Na avaliação de Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, as enchentes de 2024 podem ter influenciado a valorização em Porto Alegre. “No Chácara das Pedras, o chamariz pode ser o fato de a região ter se mostrado segura”.

Sobre o Cristal, bairro afetado pelas enchentes, Takahashi explica que “o mercado pode estar vendo possibilidade de recuperação e uma oportunidade, dado que o tíquete médio não está entre os maiores da cidade”.

*Com informações de O Globo

Time Portas

O time de redação do Portas é responsável por produzir conteúdos que explicam e analisam, com profundidade e objetividade, os principais movimentos do mercado imobiliário.

O time de redação do Portas é responsável por produzir conteúdos que explicam e analisam, com profundidade e objetividade, os principais movimentos do mercado imobiliário.