
As incorporadoras Direcional e Moura Dubeux formaram uma joint venture para desenvolver empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Nordeste do Brasil. O acordo une a capilaridade regional da Moura Dubeux com a experiência da Direcional no segmento de baixa renda.
Segundo as empresas, o objetivo é assumir a liderança do programa habitacional impulsionado pelo governo Lula, com foco no mercado nordestino subatendido. A operação começará em Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE), com o primeiro empreendimento previsto para este ano.
“Vamos começar já com terrenos que temos dentro das empresas com projetos em aprovação. É só esperar a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e botar a operação conjunta para rodar”, disse Ricardo Gontijo, diretor-executivo da Direcional.
Parceria busca ganho de escala e market share
A Direcional já atua em Salvador, Recife e Fortaleza, mas vê na parceria com a Moura Dubeux — presente em sete das nove capitais nordestinas — oportunidade de ganhar escala. “À medida que ganhamos share, nos beneficiamos em negociação com fornecedores, reconhecimento da marca por parte dos clientes e atração de força de vendas”, afirmou Gontijo.
Já a Moura Dubeux, com expertise no alto padrão, pretende impulsionar a Única, marca criada para a Faixa 3 do MCMV, voltada a famílias com renda até R$ 8,6 mil mensais. “A Faixa 3 cresceu demais no Brasil e tem atendido à demanda das famílias ao mesmo tempo em que é um dos segmentos mais rentáveis do programa”, disse Diego Villar, diretor-executivo da companhia.
A parceria também abrangerá a Faixa 4 do MCMV, para compradores com renda até R$ 12 mil mensais, por meio das marcas Mood (Moura Dubeux) e Riva (Direcional).
A joint venture terá participação de 50% para cada empresa, com empreendimentos divididos igualmente. “A decisão de executar vai ser de quem tiver a melhor capacidade de realizar venda, construção e repasse em cada praça”, explicou Villar.
Analistas da XP e BTG Pactual receberam positivamente a parceria, destacando benefícios para ambas as companhias que “se destacam em suas operações”.
*Com informações de Metro Quadrado