O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO

Minas Gerais

Golpes com anúncios falsos de imóveis crescem em MG

Criminosos usam nomes de imobiliárias e exigem pagamentos ilegais antecipados, confundindo clientes e provocando prejuízos

Leitura: 2 Minutos
golpes com anúncios falsos de imóveis
Imagem: Gerasimov174/iStock

Criminosos têm divulgado anúncios falsos usando nomes de imobiliárias conhecidas para aplicar golpes em Minas Gerais. A Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG) alerta para a prática após denúncias de vítimas.

Segundo Patrícia Simões, diretora da CMI/Secovi-MG, o golpe funciona com anúncios de imóveis “diferenciados” por valores atrativos, usando identidade visual de imobiliárias tradicionais que operam no setor.

“Ao clicar no anúncio, a pessoa interessada é direcionada para uma conversa privada com um suposto corretor”, explica. Mas trata-se de um falsário.

Para obter vantagem, os criminosos afirmam que é necessário pagar antecipadamente o primeiro aluguel para visitar o imóvel. É uma forma de convencer as vítimas a anteciparem valores. “Os golpistas dizem que o imóvel é muito disputado e exigem o pagamento como caução, prometendo devolução em caso de desistência”, detalha Simões.

Pagamento antecipado é ilegal

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) proíbe cobrança de taxas prévias à locação. Segundo Patrícia Simões, “o artigo 43 da lei estabelece que não se pode cobrar nenhuma quantia além do aluguel e dos encargos permitidos, e todos só podem ser exigidos após a assinatura do contrato”.

A especialista do CMI/Secovi-MG recomenda aos compradores de imóveis verificarem as informações sobre os corretores nos canais oficiais das empresas, antes de fazer qualquer transação. Além disso, qualquer exigência de pagamento para visitar imóveis é ilegal.

Time Portas

O time de redação do Portas é responsável por produzir conteúdos que explicam e analisam, com profundidade e objetividade, os principais movimentos do mercado imobiliário.

O time de redação do Portas é responsável por produzir conteúdos que explicam e analisam, com profundidade e objetividade, os principais movimentos do mercado imobiliário.