
O desejo por um escritório em casa permanece forte mesmo com o retorno ao trabalho presencial. É o que revela uma pesquisa feita pela Plano&Plano com 13 mil pessoas.
Entre os entrevistados, 53% afirmaram que querem um apartamento com pelo menos dois quartos. Um dos dormitórios seria transformado em escritório, refletindo mudanças no estilo de vida após a pandemia.
Mercado paulistano confirma tendência
Os dados do levantamento coincidem com as vendas em São Paulo. Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), até julho, 68% dos imóveis comercializados tinham pelo menos dois dormitórios.
“O consumidor quer um apartamento que reflita as necessidades do seu dia a dia”, afirma Andréia Melo Rocha, diretora de marketing da Plano&Plano.
A geração Z (18 a 24 anos) representa 31% dos interessados em imóveis com dois dormitórios, contrariando a percepção de “geração sem sonho da casa própria”.
Já os millennials (24 a 44 anos) e a geração X (45 a 65 anos) preferem imóveis maiores, com três quartos ou mais, indicando necessidades familiares diferentes.
Ainda de acordo com a pesquisa, as preferências de lazer também variam. Entre millennials, 74% querem brinquedoteca e piscina. A geração Z prioriza espaço pet e quadra esportiva (23% cada). Enquanto a geração X escolhe sala de ginástica e espaço pet.
Na capital paulista, a zona Sul lidera as preferências de localização (22,1%), seguida da Leste (19,4%). Para millennials, o Centro ainda é mais atrativo, com 44,8% dos respondentes apontando a região como área ideal para se viver.
A pesquisa da Plano&Plano analisou respostas de pessoas entre 18 e 64 anos. Em 2024, a ferramenta gerou 30% dos contratos da incorporadora, equivalente a R$ 100 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV).
*Com informações de Metro Quadrado

