O sonho da casa própria permanece vivo entre os jovens. É o que aponta uma pesquisa da Loft em parceria com a Offerwise, publicada em reportagem do Valor Econômico. Segundo o estudo, 29% dos millennials planejam comprar um imóvel nos próximos 12 meses, liderando entre as gerações interessadas. Já a geração Z aparece com 23% e a geração X com 22% de intenção de compra. As gerações foram divididas em faixas de 18-24 anos (Z), 25-44 anos (millennial) e 45 anos ou mais (X).
Realizado em junho com mais de mil pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, o estudo mostra ainda que a maioria dos jovens rejeita o aluguel como opção viável a longo prazo. Entre millennials e a geração X, 32% consideram ter imóvel próprio uma prioridade e estão dispostos a grandes sacrifícios.
Na geração Z, 37% responderam que “morar de aluguel é uma possibilidade, mas não é o ideal” e mantêm o sonho da casa própria. Atualmente, 56% dos entrevistados já moram em casa própria, adquirida por eles ou familiares.
Minha Casa, Minha Vida
Para realizar o sonho da casa própria, 37% dos entrevistados acreditam que seria mais provável conseguir através de programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Entre os millennials, 42% apostam nessa modalidade, enquanto 31% da geração Z preferem esse tipo de financiamento.
Os principais motivos para escolher o MCMV incluem facilidade na aprovação de crédito (mais de 40% dos respondentes), descontos oferecidos (44% da geração X), parcelas menores (36% dos millennials e 39% da geração X) e taxas de juros reduzidas (37% dos millennials e 35% da geração X).
Apesar do interesse, o desconhecimento persiste: 57% das gerações mais novas sabem pouco ou nada sobre financiamento federal. Sobre requisitos para aprovação, 34% afirmam saber “o essencial”, mesmo percentual para taxas de juros (29%).
As gerações foram divididas em faixas de 18-24 anos (Z), 25-44 anos (millennial) e 45 anos ou mais (X).
*Com informações de Valor Investe