O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO

mercado imobiliário em alta
Imagem: cherdchai chawienghong/iStock

O noticiário a respeito do segmento imobiliário está crivado de notícias positivas publicadas nesta semana. A primeira que merece atenção é o avanço da regulamentação do aluguel de curta temporada na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. De acordo com O Globo, o texto final do Projeto de Lei exigirá cadastro municipal dos anfitriões.

Além disso, a reportagem destaca que os parlamentares municipais desistiram de proibir a atividade na orla da praia, deixando a cargo da convenção dos condomínios autorizar ou não o serviço. Há vários pontos interessantes e ainda indefinidos em discussão, e a votação final ainda está por vir. Mas o fato é que esta modalidade veio para ficar.

O aluguel de curta temporada não é só um concorrente direto dos hotéis. Como se trata de uma modalidade nova e diferenciada, traz uma demanda adicional ao volume de pessoas que iriam se hospedar dentro dos modelos tradicionais.

A primeira dica aqui é as imobiliárias estarem atentas porque há muita oportunidade neste segmento para aumentar a atração de investidores. E já tem gente ativa neste mercado, seja de forma individual ou em parceria, focada nesta atração e se especializando no segmento.

As outras duas notícias são de dados do mercado. Ainda no aluguel, de acordo com manchete do R7, a “inflação do aluguel acelera, e contratos que vencem em outubro terão alta de 2,82%”. O número integra o IGP-M de setembro, divulgado pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV.

Já na compra e venda, o Infomoney informa que os “preços de imóveis seguem em alta, subindo 0,57% em setembro, segundo Índice FipeZap”. A valorização foi registrada em 55 das 56 cidades acompanhadas, e no ano a alta soma 5,04%, superando a inflação.

O conjunto dessas notícias mostra, mais uma vez, que mesmo com outros investimentos rendendo bastante, os imóveis seguem valorizados acima da inflação. E que a taxa de retorno da locação segue crescendo, e se aproximando cada vez mais do patamar de ganho de 1% ao mês.

Por isso, você precisa estar ligado nestes movimentos de mercado para aproveitar o máximo possível esse momento de aquecimento consistente. As áreas de locação das imobiliárias têm de estar estruturadas. E é importante ter parcerias fortes na garantia de aluguel, como a oferecida por nós, da Loft. Porque embora a gente veja notícias boas se somarem, há também sinais de inadimplência em alta.

Imobiliárias e corretores bem-informados estão conseguindo atrair investidores para as melhores oportunidades que este cenário de forte valorização dos imóveis, inclusive por conta da consolidação da locação de curta duração, oferece. Elas indicam os segmentos mais seguros para investimento, como são os imóveis pequenos, com boa infraestrutura e próximos dos modais de transporte coletivo e/ou das áreas de maior oferta de empregos. Assim como os com vocação turística, como os da orla do Rio e outras cidades litorâneas.

O momento merece foco e energia para ampliar os resultados da pescaria, e não acabar fisgando algum pescado que pode dar indigestão.