NAR NXT Loft Texas
Imobiliárias Titânio foram premiadas em abril de 2025, durante a Convenção Loft. Na imagem, representantes das 12 empresas da categoria são vistos ao lado dos apresentadores e sócios da Loft Angélica Ksyvickis e Luciano Huck (Robson Santos / Divulgação)

Representantes de doze imobiliárias brasileiras embarcam em novembro para Houston, Texas (EUA), onde participarão da convenção anual do NAR NXT — um dos eventos mais relevantes do mercado imobiliário internacional. A viagem é promovida pela Loft como reconhecimento às parceiras que alcançaram o maior volume de negócios com seus produtos — o nível Titânio do Clube Loft, programa de relacionamento para imobiliárias parceiras.

A empresa de tecnologia custeará as despesas da viagem, ingresso no evento, apoio logístico (como tradutor e concierge) e atividades de lazer para 25 convidados ligados a 12 imobiliárias parceiras — para 10 delas a experiência vai ser inédita.

A fintech Nomad, parceira da Loft no projeto, vai oferecer aos participantes desconto no seguro-viagem por meio de uma parceria com a Assist Card, cartão e-sim e uma recepção exclusiva no Aeroporto de Guarulhos – veja mais abaixo.

Organizadora da convenção, a National Association of REALTORS® (NAR, ou Associação Nacional de Corretores de Imóveis em tradução livre) é uma instituição centenária dos Estados Unidos que realiza encontros anuais desde 1908, quando foi fundada. Neste ano, a convenção ocorre entre 14 e 16 de novembro.

Rebatizado de NAR NXT em 2022, o evento reúne anualmente 12 mil participantes de mais de 40 países — o que explica sua relevância para além do território norte-americano. É comum que o evento exponha seus visitantes a soluções tecnológicas, novas estratégias de marketing e modelos otimizados de atendimento ao cliente, segundo Alejandro Escudero, diretor de estratégia global da NAR. “Muitos também se beneficiam do aprendizado sobre as estruturas regulatórias dos EUA, padrões profissionais e melhores práticas de associações”, afirmou ao Portas.

Foi lá, por exemplo, que a brasileira Auxiliadora Predial teve a ideia de criar uma rede de franquias, há 18 anos. “Foi essa experiência que nos permitiu observar o impacto do modelo de franchising imobiliário americano e antecipar essa tendência no Brasil”, explica Matheus Kurtz, diretor de vendas e franquias da imobiliária, que hoje conta com mais de 100 franquias e é considerada uma das maiores no sul do Brasil.

NAR NXT Loft Texas
(Robson Santos / Divulgação)

Da mesma forma, a conferência permitiu à Foxter — que atua nas regiões Sul e Sudeste do país — ter contato com ferramentas e fluxos de trabalho que hoje fazem parte do dia a dia da empresa. “O Cristiano [Maia, diretor-geral de vendas da Foxter] participou do NAR em 2018. O evento ampliou nossa visão sobre o mercado imobiliário norte-americano, especialmente no que diz respeito à profissionalização dos corretores e ao uso intensivo de tecnologia e dados para aumentar produtividade e melhorar a experiência do cliente”, diz o CEO da empresa, Felipe Engel, destacando o papel da conferência na transformação digital da organização.

Entre todas as imobiliárias, há a expectativa de entender melhor como funciona o mercado norte-americano e ter contato com novas tecnologias sendo empregadas no setor. “Será a minha primeira experiência e entendo que a participação, em um evento desta magnitude, trará muitos insights e networking de alto nível. O mercado imobiliário americano, além de maior, é mais organizado e tecnicamente atualizado, permitindo a visão de um novo ambiente de negócios”, relata Carlos Eduardo Ruschel, CEO da Crédito Real, que, assim como a Auxiliadora Predial, integra o nível Titânio do Clube Loft.

Anunciada durante a convenção da empresa em abril, a categoria Titânio foi criada para valorizar imobiliárias que tiveram desempenho excepcional no uso de soluções do ecossistema Loft.

Além da viagem — que será marcada também por uma intensa programação gastronômica e cultural — as imobiliárias que atingiram o nível mais alto no Clube Loft têm acesso a treinamentos especializados, verbas para ações de marketing, vouchers para happy hour com a equipe e descontos em empresas parceiras.

“Trabalhamos para criar uma experiência sem paralelo no mercado nacional, em termos de relacionamento com as imobiliárias. Além da viagem, todo o Clube Loft tem como foco o crescimento das parceiras, com o incentivo ao uso das nossas soluções”, afirma Sergio Esteves, CMO da Loft.

A corrida por pontos até o Texas

Além de novas oportunidades, a viagem representará a concretização do esforço das imobiliárias parceiras, que precisaram garantir um alto nível de pontuação para ingressarem na categoria Titânio do Clube Loft.

O programa de relacionamento com imobiliárias da empresa de tecnologia tem como foco criar conexões entre seus integrantes e auxiliar no crescimento dos negócios de seus participantes. À medida em que uma imobiliária aumenta seu relacionamento com a Loft, adotando as soluções disponibilizadas, o nível de pontos obtidos aumenta e mais benefícios são conquistados.

Dentre as tecnologias que passaram a ser adotadas pelas imobiliárias, o maior destaque vai para as duas modalidades de garantias locatícias disponibilizadas pela Loft: a Fiança Aluguel, hoje a mais utilizada no Brasil; e a recente Garantia Investe, que permite ao inquilino investir o valor que seria usado como “caução” em títulos do Tesouro Direto.

Essa nova modalidade de garantia foi usada pela primeira vez no país pela Ibagy Imóveis, imobiliária de Florianópolis fundada na década de 70. “Desde que começamos a usar os produtos da Loft (Loft Fiança e Garantia Investe) percebemos um aumento em nosso número de locações. Hoje, aproximadamente 45% das nossas locações mensais são garantidas pelos produtos Loft”, afirma Manuella Ibagy, diretora comercial da empresa.

De maneira similar, Cassio Roque, da Roque Imóveis, classifica a Fiança Aluguel como o “carro chefe” das operações da empresa. “Como temos um volume expressivo de aluguéis por mês, essa solução foi fundamental para alcançarmos uma excelente pontuação e chegarmos à categoria Titânio no Clube Loft”, diz o empresário, que hoje atua como CEO da imobiliária fundada por seu pai na década de 80 em Limeira (SP).

O resultado da adoção desse tipo de garantia para a Roque Imóveis foi um aumento de até 30% no número de locações, segundo Cassio. “Além disso, conseguimos atender muitos clientes que antes não tinham acesso às locações formais”.

Ainda dentro da estratégia de pontuação, a Roque Imóveis também adotou o CRM Imobiliário, ferramenta de gestão que permite automatizar tarefas, integrar informações de clientes e imóveis e monitorar em tempo real o andamento das negociações.

A solução é utilizada por pelo menos 7 dentre as 12 imobiliárias Titânio, sendo uma das principais apostas para garantir os pontos necessários. “No nosso caso, para garantir uma vaga no Clube Loft, traçamos metas internas de utilização de tecnologia para facilitar a jornada dos clientes. Em especial, [usamos para isso] o CRM, o sistema de garantias e o suporte jurídico, com acompanhamento semanal”, conta Viviane Mondardo, gerente da Duda Imóveis.

Em menor escala, o uso do Seguro Imóvel foi adotado por algumas imobiliárias no contexto da pontuação no Clube Loft. A imobiliária França, por exemplo, acabou entrando em contato com o Seguro como forma de acelerar sua pontuação. “Já vínhamos há um tempo com números altos com relação ao uso das garantias, mas aí, quando veio essa premiação [das imobiliárias Titânio, em abril], fizemos um esforço ainda maior e passamos a usar esse produto também, que é bem intuitivo”, explica Carla França, diretora da empresa.

Captura de tela do momento em que as imobiliárias parceiras foram avisadas de que haviam conquistado a categoria Titânio e a viagem para o NAR NXT

Reestruturação interna

O alto nível de pontuação exigido pela nova categoria Titânio fez com que outras imobiliárias parceiras promovessem novos fluxos de trabalho para garantir uma vaga na nova divisão.

Foi o caso da imobiliária Jaú, que conseguiu saltar de cerca de 12 mil pontos no Clube Loft em março para quase 35 mil no final de junho. A empresa foi reconhecida na convenção realizada pela Loft em abril como uma das imobiliárias no nível Diamante. No mesmo evento, porém, a categoria Titânio foi anunciada, e a imobiliária percebeu que precisaria de uma estratégia robusta se quisesse ter chances reais de entrar na nova divisão.

Para alcançar a meta, a empresa mobilizou todos os setores, explicando os benefícios da categoria Titânio para o negócio e deixando todos cientes do objetivo. Foi realizado um levantamento de quantos pontos seriam necessários por mês, e a demanda comercial mensal foi organizada de acordo.

“Quando a gente viu que foi criada uma nova categoria, a gente ficou muito empolgado, porque todos os benefícios da categoria Titânio eram super interessantes”, conta Alice Areia, gerente de locação da empresa.

“A viagem é uma oportunidade única. Se fosse sozinha, provavelmente não iria. Fora que a viagem será feita em grupo com outras imobiliárias, que são imobiliárias grandes, com muitos contatos. E nós somos uma imobiliária pequena, numa cidade pequena, então o fato de estarmos no meio dessas pessoas, pra mim, é muito significativo”.

Alice define a imobiliária onde trabalhou a maior parte de sua vida como uma empresa familiar, fundada por seu pai, Abílio. Nascido em Portugal, chegou ao Brasil com 13 anos e trabalhou em diversos setores comerciais até criar a Jaú na cidade paulista de mesmo nome, há quase 40 anos atrás.

Há três meses, Abílio faleceu. “Mas ele ficou sabendo que a gente ganhou o prêmio. Ele ficou muito feliz”.

Impactos da tecnologia nos negócios

Como consequência da inclusão de novas soluções para garantir pontos no Clube Loft, as 12 imobiliárias reportam ganhos em termos de agilidade operacional e aumento de volume de negócios.

“Nossos processos de locação, que levavam em torno de 3 dias, passaram a ser concluídos em 24 horas, em função da velocidade na aprovação dos cadastros e facilidade na assinatura dos documentos”, exemplifica Patrick Manteuffel, da Anagê Imóveis.

Já a imobiliária Pedro Granado Imóveis usa a garantia locatícia da Loft desde 2018 (à época, a solução era fornecida pela CredPago, que foi adquirida pela Loft em 2021). “Isso nos ajudou muito na agilidade e aumento de locação. Alugávamos 40 imóveis por mês e hoje alugamos 180 imóveis por mês”, conta Patricia Li Puma, diretora comercial da empresa.

“Para os inquilinos, reduziu a burocracia e aumentou a agilidade, já que o processo de análise de crédito passou a ser feito apenas com a foto do documento, substituindo o envio de vários papéis e tornando a resposta instantânea. Além disso, eliminou a necessidade de fiador, o que antes era um grande desafio para muitos clientes”, comenta Hugo Maia, da imobiliária Casa Nova.

No caso da gaúcha Muck, o volume de contratos de locação feitos com as garantias locatícias da Loft chegou a 85% no ano de 2025. “A fiança aluguel se tornou parte essencial da nossa operação. O processo é rápido, prático e seguro, o que gera benefícios tanto para a imobiliária quanto para os clientes”, resume Vicente Penter, diretor executivo da imobiliária.

Outras experiências

Os participantes da viagem também terão acesso a uma série de experiências em paralelo à convenção. Já no aeroporto, a Nomad, em parceria com a Loft, realizará uma ativação na sala VIP para os convidados.

“O ponto de partida será no nosso Nomad Lounge, localizado no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, onde o grupo desfrutará de um buffet completo, bebidas exclusivas e um drink personalizado de boas-vindas”, conta Thais Nicolau, diretora de marketing da fintech.

Além disso, a Nomad fornecerá ao grupo um e-sim de 10GB. “Vemos uma sinergia muito clara e crescente entre o mercado imobiliário e a busca por soluções financeiras globais. A aquisição de um imóvel, o desejo de morar fora ou até mesmo a organização de uma grande viagem de lazer, são marcos que frequentemente levam as pessoas a buscarem soluções financeiras mais robustas e eficientes”, explica a diretora. “Para nós, a parceria com a Loft é o primeiro passo para mostrar como a Nomad pode ser a ferramenta financeira completa para todas as etapas da vida e dos objetivos dos seus clientes, sejam eles de curto ou longo prazo”.

Já em solo texano, outro ponto alto da viagem será a visita ao Space Center Houston, que abriga uma base de treinamento para os astronautas da NASA e é um dos atrativos mais emblemáticos da cidade. Lá, os participantes poderão conhecer de perto as réplicas de missões espaciais como a Apollo 11, acessar simuladores de decolagem e conhecer painéis interativos sobre o espaço.

“Cuidamos de todos os detalhes da experiência para que as Titânios se inspirem nos conteúdos do NAR NXT e tragam novas tendências para suas imobiliárias”, acrescenta Caroline Camboim, gerente de Trade Marketing e Eventos da Loft, e uma das responsáveis pelo planejamento da viagem. “Esperamos que as demais parceiras conquistem esse benefício também, porque queremos ter mais imobiliárias Titânio viajando conosco em 2026.”

Jornalista Luiza Queiroz
Luiza Queiroz

Luiza Queiroz é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especialização em jornalismo de dados pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Acumula experiência em grandes veículos da imprensa nacional, como Veja, O Estado de S. Paulo e Casa Vogue, onde desenvolveu reportagens e conteúdos digitais sobre mercado imobiliário, arquitetura e decoração. Desde 2021, atua na equipe de checagem de fatos da Agence France-Presse (AFP), em São Paulo. Colabora com o Portas como jornalista autônoma, contribuindo com reportagens e análises sobre o setor imobiliário.

Luiza Queiroz é jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especialização em jornalismo de dados pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Acumula experiência em grandes veículos da imprensa nacional, como Veja, O Estado de S. Paulo e Casa Vogue, onde desenvolveu reportagens e conteúdos digitais sobre mercado imobiliário, arquitetura e decoração. Desde 2021, atua na equipe de checagem de fatos da Agence France-Presse (AFP), em São Paulo. Colabora com o Portas como jornalista autônoma, contribuindo com reportagens e análises sobre o setor imobiliário.